Esta página é destinada aos cursos realizados, através de plataformas tecnológicas educacionais.
O primeiro trabalho compartilhado é referente ao Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs; realizado em 2011, 2012, pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - PROINFO INTEGRADO - Ministério da Educação - Secretaria da Educação a Distância. http://eproinfo.mec.gov.br/
Em 2013, o importantíssimo Curso "Escolas Sustentáveis e Com Vida", pela UAB - UFMT, o texto -base do curso está disponível no endereço: http://200.129.241.82/moodlescv/file.php/14/introducao.pdf
“Sonho que se sonha só
é só um sonho que se sonha só.
Sonho que se sonha junto é realidade.”
Raul Seixas
Programação Inicial do Curso
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EIXO 1 - PEGADA ECOLÓGICA
LEITURAS COMPLEMENTARES DO CURSO
- O texto Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade sintetiza o pensamento da ex-ministra Marina Silva sobre a importância da busca da sustentabilidade diante das mudanças socioambientais globais. Clique aqui
- O escritor e teólogo Leonardo Boff coloca o cuidado como um princípio fundamental para a vida. No texto Ética do Cuidado há uma síntese de sua reflexão sobre o tema. Clique aqui
- Texto de Michèle Sato sobre Alice no país da sustentabilidade; Para ler o texto clique aqui.
- Publicação científica que trata dos aspectos pedagógicos desse curso. clique aqui.
- PNMC recomenda a implementação de programas de espaços educadores sustentáveis, com a readequação dos prédios escolares, além de mudanças curriculares e nos materiais didáticos para educar sobre as mudanças do clima. Clique aqui
- Durante a Conferência Internacional Infanto Juvenil Vamos Cuidar do Planeta, em junho de 2010, jovens de 47 países criaram a Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Planeta. Você pode lê-la na íntegra no DVD que acompanha esta obra. Clique aqui
- Módulo I. Clique aqui.
- Guia Didático. Clique aqui.
- Pegada Ecológica.http://www.pegadaecologica.org.br/ Clique aqui.
ATIVIDADES
- Calcule sua Pegada Ecológica: Nosso caminho pela Terra forma e deixa pegadas. Estas pegadas podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, elas dizem muito sobre quem somos. O uso excessivo de recursos naturais, o consumo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza. Foi pensando nas formas de medir as marcas que deixamos na Terra que os especialistas William Rees e Mathis Wackernagel desenvolveram, em 1996, o conceito de Pegada Ecológica. Por meio do uso dessa ferramenta, disponibilizada no site da WWF calcule sua PEGADA ECOLÓGICA. Clique aqui
- Minha pegada.http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators
- Vamos socializar nossas pegadas? Pode ser um interessante exercício para sabermos como consumimos, o quanto consumimos e qual o resultado de nossa forma de consumo, mas, além disso, é importante discutir diminuição de consumo e comportamentos. O que mais chamou sua atenção em relação aos itens e à Pegada Ecológica? Você conseguiu estabelecer conexões de sua pegada frente a capacidade planetária? Em sua casa, sua escola, cidade e país consegue apontar impactos? Lembre-se de postar no blog suas impressões sobre a pegada ecológica e suas considerações feitas no fórum.
- Minhas reflexões: http://200.129.241.82/moodlescv/mod/forum/view.php?f=81
- Vídeo que traz entrevistas acerca da Pegada Ecológica e do consumo. Cidades e Soluções 1 - Cidades e Soluções 2 - Cidades e Soluções 3
EIXO 2 - IDENTIDADE
Consulte a biblioteca virtual para saber o que Isabel Carvalho tem a dizer sobre o sujeito ecológico. Clique Aqui
Na literatura há exemplos sobre a forma como nos relacionamos com o ambiente. Em nossa biblioteca virtual, o poema "O Rio da minha aldeia" de Fernando Pessoa e Brandão podem dar indicações da relação do sujeito com seus lugares e tempos diferenciados. Clique aqui
Você sabe quem foi Chico Mendes? Vá ao site do Instituto Chico Mendes e descubra quem foi este grande ambientalista Clique aqui
Pode não ser o estilo ou gênero que a mídia costuma veicular, mas a música Saga da Amazônia do compositor e intérprete Vital Farias representa bela e tristemente o conflito fundiário e os problemas de ocupação e degradação ambiental. Ouça a música clicando aqui!
ATIVIDADES
Biografia Ecológica:
Partindo do presente conte e registre sua história e a de sua família em relação a esta biografia ecológica.
Para esta atividade precisaremos seguir nosso roteiro de questões que se encontram na biblioteca virtual. Nele encontraremos formas de elaborar a biografia e ter uma ideia de nossa relação com o ambiente e com nosso passado.
Após ter feito sua biografia ecológica (completa) faça uma síntese dela e acrescente ao seu perfil no curso.
Querid@s
amig@s
Apresento
nesta canção
Minha
biografia ecológica
Cordelando
de coração
Meu
nome é Marta Brizolla
Estamos junt@s pela Educação!
Sou
professora de Letras
Mas
preciso renovar
A
formação para a vida
Nós
precisamos fomentar
Estou
fazendo este Curso
Para
assim me aprimorar
Do meu
Sul ao Mato Grosso
Sustentabilidade
dando partida;
Respeitando
a natureza
Ter
consciência é a saída
Pra
mudarmos as atitudes
E dar
mais valor a vida.
O Planeta terra é um só
Todos
temos responsabilidade
Compromisso
socioambiental
Promover
desde a mocidade
A
escola assim ensinando,
Compromisso
não tem idade!
EIXO 3 - BEM-ESTAR
Veja o texto Ecossistemas e o bem-estar humano para entender melhor as correlações entre os serviços ecossistêmicos e os componentes do bem-estar dos seres humanos. Clique aqui
Assista ao vídeo disponível em nossa biblioteca virtual e entenda melhor o que e como funciona este infográfico sobre Avaliação Ecossistêmica do Milênio.
ATIVIDADES
Lá no pé da serra é uma dessas inúmeras canções que relacionam aspectos naturais, bem-estar e valores. Elpídio dos Santos, o compositor, nasceu em São Luiz de Paraitinga, SP. Ouça em: http://www.youtube.com/watch?v=SOlIzt8kDtY. Outra música, Eu vi, escrita por Negrão (Pedro Luiz dos Santos) em 2009, pode ser ouvida no vídeo sobre a enchente do rio Paraitinga, que destruiu um importante patrimônio cultural brasileiro e boa parte do casario colonial da cidade. Além das músicas, você pode ler duas edições de um jornal local produzidas depois da enchente: a primeira conta o que aconteceu e a sétima mostra como a comunidade está reagindo. Após assistir aos vídeos, vamos refletir sobre a relação entre as perdas ambientais e culturais, mas tomando como base os aspectos primordiais do que a AEM considera bem-estar humano, ou seja, Liberdade, Saúde, Segurança, Boas Relações Sociais e Materiais Básicos para uma vida Saudável.
Há ameaças à vigorosa cultura da cidade?
Ao debate!
BIBLIOTECA VIRTUAL - LINK
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BLOG DO CURSO ticslrv.blogspot.com
Atividade 1.1: Reflexões Iniciais:
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada grupo terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.
Poste o arquivo desta atividade no Ambiente E-Proinfo, no espaço Biblioteca, em Material do Aluno, tema Unidade 1 sub-tema Ativ.1.1-“Reflexões iniciais”.
Link para esta atividade:
Atividade 1.2: Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?"
Reflita acerca das seguintes questões:
- Quem sou como professor e Aprendiz?
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) neste contexto?
Compartilhe suas reflexões no Fórum “Atividade 1.2: Quem sou como professor e aprendiz?” e aproveite para comentar respostas de outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.
Clique no link abaixo e leia o material do curso onde você poderá ler esta atividade inserida no contexto.
Atividade 1.3 - Diário de Bordo
A partir das questões colocadas anteriormente, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo.
Orientações para a realização da atividade:
1. >Acessar o item Diário de Bordo no Ambiente Virtual do curso;
2. Selecionar seu nome na listagem;
3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.
Para realizar esta atividade clique em INTERAÇÃO - DIÁRIO DE BORDO
Atividade 1.4 - Tecnologias da minha escola
Faça uma pesquisa na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analise, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.
Orientações para a realização da atividade:
1. Entreviste professores da sua escola e colete dados sobre as tecnologias que costumam utilizar em suas aulas e de que forma utilizam. Defina o número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalize nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola.
2. Organize uma síntese das informações coletadas, usando a planilha de referência, disponibilizada pelo seu formador.
3. Elabore uma breve apresentação no Impress (2 a 3 slides) com suas conclusões acerca do uso das tecnologias na sua escola, para debater com seus colegas no próximo encontro presencial.
4. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em >b>Material do Aluno, tema Unidade 1 subtema “Tecnologias da Minha escola”;
Para enviar sua atividade clique em BIBLIOTECA - MATERIAL DO ALUNO - ENVIAR ARQUIVO
Link para esta atividade:
Atividade 1.5: Mapa conceitual de aprendizagens
As leituras, vídeos, entre outros materiais de estudo propostos neste curso, apresentam informações que servem para provocar reflexões, ideias, relações com seus conhecimentos prévios. Afinal, para que a aprendizagem ocorra, é essencial esse processo de ressignificação das informações, atribuindo-lhes significados pessoais.
Tornar a aprendizagem significativa envolve, portanto, integrá-la à sua base de conhecimento, relacionando conceitos novos com aqueles já existentes. Para isso, é muito importante aguçar as habilidades de análise, síntese e relação de conceitos essenciais.
Nessa perspectiva, a técnica de mapas conceituais é muito útil. Assim, a proposta para esta atividade é que você crie um Mapa Conceitual para expressar as aprendizagens construídas até o momento. Para facilitar o exercício, você pode focalizar nos tópicos de estudo recentes, cujas aprendizagens estão registradas em suas reflexões, as quais foram anotadas no Diário de Bordo.
Caso você nunca tenha elaborado um mapa conceitual, poderá sentir dificuldades. Lembre-se de que a intenção desta atividade é, sobretudo, exercitar sua habilidade para relacionar as aprendizagens mais significativas.
Então, deixe de lado preocupações e preciosismos e simplesmente aprecie o processo.
Orientações para a realização da atividade:
1. Você pode desenhar seu mapa utilizando papel e lápis, no entanto o uso de um software voltado para esta atividade facilitará enormemente esta tarefa. Assim, sugerimos que você utilize o software Cmap Tools.
2. Com base no que registrou no seu Diário de Bordo, identifique conceitos/palavras-chave e ideias que foram mais significativas para você. No mapa conceitual, os conceitos serão representados por nós. Ao relacionar os conceitos/palavras-chave, você inclui frases de ligações, ou seja, proposições que vão criando o sentido conceitual. Dessa forma, ao estabelecer relações, o mapa irá se configurando.
3. Você pode guardar o seu mapa por meio de diferentes arquivos. Propomos que salve cópias em, pelo menos, dois formatos:
a) Mapa vital: informações no formato reconhecido pelo Cmap Tools. Esse tipo de arquivo serve para ter uma cópia do mapa a fim de poder acessá-lo e editá-lo em outros computadores que possuam o software Cmap Tools instalado. Para realizar o procedimento, na janela que apresenta seu mapa, clique no menu Arquivo > Export Cmap as...>Mapa Vital.
b) Image file (arquivo de imagem): salva em formato de imagem ‘JPEG’, comumente utilizado para imagens. É o formato mais adequado para compartilhar seu mapa com outras pessoas ou inseri-lo em documentos ou em apresentações. Para realizar o procedimento, na Janela que apresenta seu mapa, clique no menu Arquivo > Export Cmap as...>Image File. Ambos os procedimentos são apresentados, detalhadamente, na animação.
4. Caso queira, você pode, ainda, compartilhar seu mapa com seus colegas, publicando o arquivo de imagem, salvo anteriormente, no espaço Biblioteca.
5. Sugerimos, também, que você leia os mapas que outros colegas fizeram e os compare com o seu.
Link para esta atividade, onde você encontrará os vídeos e figuras:
Atividade 1.6: Webquest sobre projetos de aprendizagem
Para além do estudo da temática Projetos, nosso propósito com esta atividade é lhe proporcionar a experiência de participação em uma Webquest, despertando seu interesse para possíveis aplicações com seus alunos. Podemos considerar que a metodologia de Webquests está em conformidade com a Pedagogia de Projetos. Porém, as Webquests possuem uma estrutura fixa, contendo orientações praticamente passo-a-passo acerca de como proceder, dando menor liberdade para a criação dos aprendizes. Nesta perspectiva, de autoria limitada, as Webquests podem ser usadas como uma estratégia na transição entre práticas tradicionais (onde o aluno tem uma postura passiva) para propostas onde o aluno possui um papel ativo, sendo protagonista na construção do conhecimento.
Orientações para a realização da atividade:
Nas páginas da própria Webquest encontram-se orientações detalhadas para a realização da atividade.
Link para esta atividade:
Atividade 2.1: Navegação em hipertexto - Atividade prática
1. Inicialmente, reunidos em duplas, vocês vão navegar livremente, por cerca de dez minutos, pelo site do Portal do Professor, mantido pelo MEC.
2. Em seguida, vocês realizarão uma discussão com todo o grupo a fim de verificar se houve diferença nos caminhos navegados pelas diferentes duplas.
3. Agora, o grupo escolherá um local qualquer para navegar, como algum site bacana de que ouviram falar ou fazer uma busca, usando um ‘buscador’ para algum tema do interesse de vocês.
4. Após esse livre navegar, responda a estas questões: Qual é a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou em cada grupo? Que diferenças de percepção resultaram? Alguém se perdeu na navegação? Souberam voltar para as páginas iniciais? Navegar à deriva trouxe-lhes algum ganho?
Depois dessa navegação, sugerimos a leitura do poema "Navegação à Deriva", disponível no link da atividade abaixo:
Atividade 2.2: Experiência de Navegar Livremente - Prática e Fórum
Orientações 1. Faça uma pesquisa na internet sobre o conceito de hipertexto – vá até a página do google . Agora, observe o resultado dessa busca:
a. Quantas páginas foram listadas? O que isso pode indicar?
b. Acesse, agora, o primeiro item da lista de resultados do Google – você pode notar que essa é uma lista de referências que o mecanismo do Google monta sempre que solicitamos a definição de algum termo. Note que, em todos os sites listados nesse primeiro item, há uma definição para hipertexto. Navegue à vontade por essas definições; e, depois, volte para as páginas anteriores. A ideia, neste momento, é que você vivencie, de modo consciente e sem medo de errar, nem de acertar, a sensação de navegar por um hipertexto. Se você ficar completamente perdido, é só começar de novo. Para isso, feche o navegador e volte à busca na página do Google.
2. Ao terminar a navegação, escreva um pequeno texto (250 a 300 palavras), no editor de textos do BrOffice, relatando suas impressões sobre a experiência de navegação; diga como foi, para você, lidar com um produto textual em que se navega além de ler. Ao escrever esse texto, sugiro que você reflita sobre as seguintes questões: Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central: os hipertextos? Saberia dizer por onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?
3. Após salvar o seu documento, nomeando o arquivo, conforme a estrutura de sempre: unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_ nome, que tal começar por compartilhar suas impressões no Fórum ‘Experiência de navegar livremente’?
O seu formador já deve, evidentemente, ter orientado você sobre como ter acesso a este fórum.
Atividade 2.3: Conceituando hipertexto individualmente - Fórum
Elabore, com suas próprias palavras, uma conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto, de, no máximo, uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e, também, adicionar algum comentário ou intervenção sua.
Orientações para a realização desta atividade:
- Procure, nas várias páginas que você leu nesse material impresso, alguns trechos sucintos e claros que, em sua opinião, expressam, de forma clara, o que é um hipertexto.
- Crie um documento de texto no BrOffice e vá copiando esses trechos nele e adicionando seus comentários.
Atenção: seu texto deve ser curto, 4 ou 5 parágrafos, não excedendo uma página, pois será postado no Fórum.
- Seja paciente; não copie, portanto, tudo do que gostou ou tudo o que encontrou.
- Acrescente, também, trechos que apresentem um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma particularidade sobre essa nova linguagem.
- Não se esqueça de atribuir, aos trechos copiados, a sua autoria, bem como o endereço de onde você os extraiu. Se, no texto original, estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento.
Quando seu trabalho estiver pronto, salve-o e em seguida copie e cole no Fórum “Conceituando Hipertexto individualmente”, dessa forma o seu texto será lido e comentado pelos colegas.
Link para esta atividade:
Atividade 2.4: Conceituando hipertexto coletivamente - Fórum
Orientações
1. Vá ao Fórum “Conceituando Hipertexto”, especialmente criado para as atividades 2.3 e 2.4, escolha e leia alguns trabalhos dos seus colegas.
2. Os textos devem ser curtos, pois esta era a orientação. Muitos terão copiado textos semelhantes, por isso alguns se pareçam, talvez, com o seu trabalho. Tudo bem, pois a ideia é mesmo que o grupo caminhe para a construção de alguns consensos sobre o que é um hipertexto.
3. Escolha, pelo menos um trabalho, que apresente algo que lhe pareça interessante e faça comentários dizendo por que chamou a sua atenção. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com as observações feitas pelos colegas. Sugerimos, todavia, que você procure não se alongar. Teça, portanto, comentários breves para que possam ser lidos rapidamente.
4. Se algum texto for demasiadamente grande, faça um comentário com essa observação – se alguém já houver feito isso, apenas corrobore se lhe parecer cabível.
5. Volte a seu trabalho e leia os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original. Aproveite os comentários de seus colegas para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.
Link para esta atividade:
Atividade 2.5: Criando um portfólio em hipertexto no Blog- Prática
Para esta atividade, você vai precisar criar um blog no servidor da BlogSpot. Se você já fez o curso de Introdução à Educação Digital, você já aprendeu a construir o seu blog e a postar conteúdos nele. Se não aprendeu ainda, não se preocupe, vamos orientá-lo juntamente com seu formador sobre como fazer isso.
O blog pode ser feito coletivamente, mas todos devem saber utilizá-lo.
Neste espaço, você vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e aquelas que inventar. Nem tudo ficará, entretanto, nesse blog. Nele, você vai colocar uma breve síntese inicial ou uma apresentação sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Cada postagem num blog constitui um post.
O objetivo com essa proposta é que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos. Propomos que você vá inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e inclua, também, links para cada novo trabalho produzido. Poderá, igualmente, incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, essa coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória; o que aprendeu; as reflexões mais importantes; e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas, etc.
Vamos à atividade? Então, mãos à obra. Ou seria... dedos à obra?! Ou... cabeça e dedos à obra?!. Ou, ainda, cabeça, dedos, mouse, teclados, programas... Ufa! É, vamos precisar contar com alguns parceiros não humanos para essa tarefa.
Tomara que eles funcionem direitinho para que não se tornem adversários em lugar de parceiros.
As orientações para a realização desta atividade se encontram no seu material impresso ou em CD ou ainda no link abaixo:
Atividade 2.6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
1. A primeira tarefa será montar grupos de trabalho (duplas ou trios). Sugerimos que formem os grupos entre professores que tenham oportunidade de encontrar-se com frequência e que tenham interesses similares.
2. Escolhido o grupo, planejem uma atividade, em que sejam usados alguns dos recursos de que tratamos nas semanas anteriores, para ser desenvolvida com os alunos. Alguns exemplos de atividade podem ser:
- navegação e pesquisa na internet, orientada por uma webQuest;
- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas ou trios de estudantes.
- criação de blogs com links para coisas pelas quais tenham interesse na internet;
Se alguma das duplas ou trios de cursistas for formada por gestores da escola, pode-se planejar uma atividade relativa à gestão. Alguns exemplos podem ser:
- criar e publicar na rede interna um documento hipertextual, listando os recursos de tecnologia de que a escola dispõe. Junto a cada equipamento, pode haver um link para uma página que informe os recursos de que o equipamento dispõe; o que é necessário para usá-lo (reservá-lo, por exemplo); como aprender a usá-lo; quem sabe usá-lo e pode ensinar a manuseá-lo, etc.;
- criar uma página que liste professores e funcionários da escola e sua função e estimule cada um a criar uma página sua para ser vinculada (ter hiperlink) a essa. Sua dupla ou trio já pode começar a inserir links das páginas dos professores que estejam fazendo o curso e já fizeram um texto com sua apresentação.
O importante é que seja uma atividade factível com os recursos de que vocês dispõem na escola. Para planejar essa atividade, podem e devem valer-se de todos os recursos a que têm acesso, como:
(i) usar e adaptar atividades que já tenham experimentado antes e que, com o uso da tecnologia, possam ser melhoradas;
(ii) pedir a colegas sugestões de atividades que possam ser úteis a outros grupos;
(iii) pesquisar no Portal do Professor por atividades já desenvolvidas e experimentadas por outros;
(iv) pesquisar, na internet, atividades desenvolvidas em outras escolas.
3. Descrevam a atividade com o maior número possível de detalhes, coloquem em um texto no BrOffice.org Write e publiquem na área de troca: na Biblioteca, em material do aluno com o tema ‘Planejando Atividade com Hipertexto’, para que seja acessível a seus colegas.
4. Em seguida, cada grupo analisa o trabalho de outra equipe, para não só fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, como também para ter mais elementos e ideias que ampliem a sua atividade. Você e seu(s) colega(s) de grupo podem e devem conversar sobre a atividade, mas não deixem de fazer comentários por escrito no texto que forem analisar. Contribuições por escrito ajudam a quem vai aperfeiçoar seu trabalho por, pelo menos, dois motivos:
(1) comentários orais podem ser esquecidos;
(2) quando escrevemos somos mais objetivos deixando, em geral, menor margem a dúvidas do tipo “não era isso que eu queria dizer”.
5. De posse dos comentários dos colegas, cada grupo deve dar uma forma final ao que planejou. Não se esqueçam de publicar o seu planejamento final no seu blog/portfólio, que foi criado na atividade anterior. Lembrem-se de que cada coisa nova que produzirem deverá ter referência no seu blog/portfólio. É por meio dele que o formador poderá acompanhar seu trabalho e fazer suas avaliações para auxiliá-lo em sua caminhada.
6. O trabalho de seu grupo será levado para o encontro presencial para ser discutido por todos, aperfeiçoado coletivamente e, por fim, experimentado concretamente com seus alunos na semana seguinte.
PLANO DE AULA: Atividade com Hipertexto
Escola: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
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Professor(a): MARTA LUCIANE KAIPER ARDENGHI BRIZOLLA
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Área: LÍNGUA PORTUGUESA
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Conteúdo: Leitura, interpretação e produção do gênero textual: DIÁRIO VIRTUAL
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Série/ano: 7ª SÉRIE/8º ANO
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Objetivo: Ler, interpretar e produzir a página de um diário virtual.
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Número de aulas: 6 h/a
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Material necessário e Recursos:
v Quadro;
v Giz;
v Folhas ofício;
v Canetas (entre outros/de sala de aula);
v Laboratório de Informática da escola;
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Desenvolvimento:
1. Primeira aula (1h/a): Iniciar a aula fazendo um comentário sobre os conhecimentos prévios dos alunos, sobre BLOG e DIÁRIOS VIRTUAIS;
2. Oferecer o texto “Mas, afinal, o que é um Blog?” - ; para leitura, interpretação e debates;
3. Segunda aula (2h/a): Apresentar os conceitos de Blog e Diários Virtuais; explicando que blog é um espaço de comunicação em que textos, imagens, vídeos e links (elementos de uma página da internet que, acionados por um clique do mouse, exibem novas páginas) são disponibilizados para leitores da rede mundial de computadores, sendo possível acessá-lo de qualquer parte do planeta; e que, muitas pessoas usam esse espaço, para a publicação de diários virtuais, em que relatam fatos vividos, fazem comentários diversos e expõem suas opiniões. Também comentar sobre a questão da subjetividade, que é uma característica dos diários íntimos, mas que também está presente nos diários virtuais; e que ela se manifesta na exposição de gostos, impressões e sentimentos de quem escreve. Além disso; sobre a utilização das onomatopeias, típicas da linguagem oral; utilizadas para aproximar a linguagem dos diários virtuais à oralidade; e sobre essa interação rápida e próxima, entre leitor e autor;
4. Terceira aula (2h/a): Levar os alunos à Sala de Informática para ler e comentar textos do diário virtual do tenista e apresentador Fernando Meligeni. Disponível em: blogdofininho@uol.com.br.
5. Após as leituras e demais comentários, propor aos alunos o planejamento e a produção de uma página de um diário; a ser confeccionada no Word; com um breve texto, contando aos leitores sobre seu último fim de semana. A página, depois de pronta, será exposta para os alunos da turma, e os colegas poderão escrever comentários. O modelo de diagramação da página ficará à escolha do aluno; mas deverá conter, no mínimo: nome do Blog; foto ou ilustração; pequena biografia ou foto; data; relato e sites recomendados.
6. Quarta e última aula (1h/a): A etapa final do planejamento é a apresentação de todas as páginas criadas para a turma.
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Avaliação:
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Tarefa: Pesquisar em casa, em sites diversos, diferentes conceitos para BLOG, DIÁRIO VIRTUAL e LINKS.
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Atividade 2.7: Execução do Planejamento já Realizado
Para acessar o conteúdo da Atividade 2.7, CLIQUE AQUI!
Atividade 2.8: Registro digital da experiência - o hipertexto.
Vocês elaborarão, agora, um registro digital da experiência na forma de um hiperdocumento. Iniciem com uma postagem no blog do grupo. Essa postagem deve remeter para arquivos feitos noutros formatos, tais como texto, imagens, textos com imagens, apresentações de slides, etc. Se puderem, façam ligações (links) para o que seus alunos produziram. Assim, terão um hiperdocumento que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham conseguido atingir.
Relatem o processo, explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Se acharem que pode ajudar, aí vai um modelo de como pode ser estruturado o documento. Esse é, contudo, apenas um modelo para lá de limitado e incompleto. Sintam-se, portanto, livres tanto para não usá-lo como para modificá-lo, à medida que surgir o que vivenciaram.
Não se esqueça de verificar a atividade do link abaixo para ler as demais orientações!
Atividade 2.9: Outro Registro Digital: Uma Apresentação de Slides
Para acessar as orientações para esta atividade, acesse esse LINK.
Atividade 2.10: Visitando a Wikipédia
1. Agora você e um colega vão visitar a página de apresentação da Wikipédia portuguesa em http://pt.wikipedia.org. Essa página corresponde ao verbete Wikipédia da própria enciclopédia. Nela, há uma descrição cuidadosa sobre sua história, passando por aspectos como confiabilidade, dentre outros.
2. Leia também sobre o que é um ambiente Wiki – você também pode encontrar boa descrição do Wiki na Wikipédia.
3. Navegue um pouco pela Wikipédia e busque outros verbetes.
4. Você notou que, em cada verbete, há uma aba cujo nome é ‘editar’? Discutam, no grande grupo, o que essa aba significa.
5. Observaram que há, também, uma aba intitulada ‘discussão’? Qual o papel dessa aba na Wikipédia?
6. Observem que, em alguns verbetes, há um cadeado no canto superior direito. Vão até o verbete ‘Hitler’. Notaram o cadeado? Observem que, nesses verbetes, a aba ‘editar’ desapareceu. O que esse ícone significa?
Atividade 2.11: Navegando pela Wikipedia e pelo Wikicionário
1. Abra a página inicial da Wikipédia que fica em http://pt.wikipedia.org.
2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações; alguma delas, bem instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda todo dia. Passeie por ela um pouco e verifique se há algo do seu interesse.
3. Neste momento, enquanto estou escrevendo este texto, consta que, na Wikipédia, contém agora pouco mais de 400.000 mil artigos, só na versão em português. Impressionante!
4. Agora, tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de embarcação, formas de transporte. Pesquise pelo nome de uma cidade grande e por uma cidade bem pequena que conheça.
5. Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo a algum dos verbetes? Então, cadastre-se na Wikipédia e o faça. Que tal combinar para fazer isso no seu grupo de trabalho?
Não esqueça de conferir as demais orientações com ilustrações no link abaixo!
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%202/pg9.html
Execução e Registro do Planejamento - Plano de aula: Atividade com Hipertexto
ATIVIDADES DOS ALUNOS:
LETÍCIA:
Execução e Registro do Planejamento - Plano de aula: Atividade com Hipertexto
Estávamos com problemas de “acesso negado”, então, nos preparamos para criar um “blog virtual especial” até conseguirmos o acesso.
No primeiro dia (1h/a), fizemos um debate sobre blogs e diários virtuais. Levei cópias para os alunos do texto: “Mas, afinal, o que é um Blog?”; para leitura compartilhada com a turma; conversamos sobre este tipo de texto; expliquei aos alunos sobre esses novos gêneros virtuais que apareceram para possibilitar novas formas de ler e aprender, de forma interativa e comunicativa. Como ainda não estava liberado o laboratório de informática, continuei, no segundo dia em sala de aula (2h/a), com as explanações sobre os blogs e as suas várias formas de aprendizagem, utilizando-se de textos, imagens, vídeos e links, que estabelecem as ligações entre as páginas e sites. Debatemos sobre os vários tipos de diários, sobre a questão da subjetividade que, de uma forma especial, continua no ambiente virtual, através das emoções e dos sentimentos que são colocados em evidência. Lemos, em folhas impressas, textos retirados do Blog do tenista Fernando Meligeni, para que os alunos pudessem visualizar a formatação, as características e os diversos tipos de blog existentes. No terceiro dia (2h/a) voltamos ao tema e, como precisávamos ainda esperar a liberação do espaço da escola, decidimos em conjunto que iríamos fazer um “blog virtual especial”; começamos então a formulação de uma página de um diário, como se fosse virtual, com as características pertinentes, os endereços e tudo o mais. Os alunos optaram por contar um fato ocorrido nas férias, então, passamos ao trabalho. Na última aula do planejamento (1h/a) recolhemos as páginas e expliquei que iria providenciar no escaneamento das mesmas no meu diário virtual; para que, depois de aberto e o acesso confirmado, pudéssemos compartilhar e realizar comentários nas demais páginas.
ATIVIDADES DOS ALUNOS:
Unidade 3 - CURRÍCULO, PROJETOS e TECNOLOGIAS
3.1:
“1. Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas idéias, dúvidas, curiosidades?”
Essa atividade é individual e deverá ser postada no Diário de Bordo (Interação – Diário de bordo)
“2. Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?”
Essa atividade pode ser realizada em grupo (ou individual) deverá ser postada no fórum. Ouçam a áudio aula no blog: ticslrv.blogspot.com que pode auxiliar na hora de falar sobre como as tecnologias pode favorecer o diálogo.
O “ser professor” é tão particular, cada um, bem a sua maneira, age e reage diferentemente, com relação aos seus alunos, colegas, comunidade; isso também com o uso das TICs em sala de aula. Acredito que o ensino e aprendizagem estão interligados à prática dialógica, e vice-versa; assim como percebo que hoje as tecnologias também estão. Há momentos em que precisamos ouvir; tirar dúvidas e apostar nas curiosidades dos nossos alunos; mas uma boa dose é sempre importante. Como professora do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, procuro constantemente promover um ambiente de livre expressão; também extraclasse; para isso, meus alunos têm livre acesso aos meus contatos eletrônicos. Procuro sempre manter meu Orkut, meu Blog; adequados ao meu público; isso também é imprescindível em minha profissão. Gosto de estar mais próxima de meus alunos, mas é claro que nem todos se aproximam, com alguns criamos vínculos; que certamente, seguirão conosco, independente de onde estivermos. Ainda bem que temos a tecnologia, quando nos distanciamos fisicamente, ela entra em ação, nos aproximando do mundo.
3.2 Contextualizando a mudança – da teoria à prática
Planejar e executar uma atividade junto com seus alunos visando identificar desejos e necessidades de aprendizagem do grupo, ou seja, vocês terão que relatar quais estratégias utilizou nessa atividade, quais tecnologias utilizou e como foi essa interação para conseguir o tema do projeto a ser desenvolvido na próxima atividade. Ouçam a áudio aula no blog: ticslrv.blogspot.com que poderá clarear um pouco mais, de que forma podemos utilizar as tecnologias para conhecermos os desejos de estudo do grupo.
Obs: é como eu disse pessoal, essa relato deverá conter como saiu o projeto da próxima atividade... por exemplo: o projeto será sobre o trânsito, então deverá conter porque houve a necessidade de se trabalhar sobre esse tema, o que você levou pra sala, filme, fotos, entrevista, vídeos sobre o transito e daí os alunos sentiram necessidade de saber um pouco mais sobre as leis do transito e sobre os números do transito em Lucas do Rio Verde... ETc..
Essa atividade poderá ser realizada em grupo e o relato deverá ser postado no blog, e ainda, você deverá comentar a atividade 3.1 (parte 2, ou seja, a reflexão que foi postada no fórum) instigando acessarem o seu blog para continuar lendo o seu relato ok... , ou seja, coloque o endereço do seu blog pedindo para o colega acessar para saber mais, como foi a experiência da aula que deu início ao projeto.
Unidade 3.2_martabrizolla
Iniciei neste ano, os trabalhos com o PROCEL, principalmente em virtude do alto consumo de energia em nossa escola. Levei os alunos para a sala de informática e apresentei no Data Show, os vídeos do Procel, na sequência conhecemos o Site do Procel, contendo maiores informações sobre o Programa; postei em meu Blog, Professora Marta Brizolla, esta atividade na íntegra.
O que é o Procel:
Programa de Governo, criado em 1985 por meio de uma portaria interministerial (MME e MIC), com secretaria executiva alocada na ELETROBRÁS, que desenvolve projetos de conservação de energia focados na MUDANÇA DE HÁBITOS e na EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, instrumentos de combate ao desperdício de energia que permitem maiores benefícios à sociedade e reduz os impactos ambientais.
Apresentei em seguida, maiores informações sobre o trabalho do PROCEL nas escolas:
O Procel na Educação Básica (PROCEL NAS ESCOLAS) e a metodologia "A Natureza da Paisagem - Energia":
É um projeto que dissemina informações de combate ao desperdício de energia, por meio da metodologia "A Natureza da Paisagem - Energia", capacitando multiplicadores nas Concessionárias de Energia Elétrica, que por sua vez capacitam professores, dentro do mesmo processo metodológico, tendo como canal de comunicação a Educação Ambiental. Trabalha conforme a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, dentro do tema transversal MEIO AMBIENTE e se sustenta nos princípios fundamentais da Educação Ambiental da Conferência Inter-governamental de Tibilisi(1977). O projeto possui ação permanente com processo de acompanhamento específico que realimenta dinamicamente o projeto implantado. O material didático/pedagógico pertinente (7 livros, 1 álbum seriado, um jogo educativo e 1 programa de vídeo) é enviado às escolas envolvidas no projeto, em quantidade suficiente para que duas turmas de 45 alunos possam ser trabalhadas, simultaneamente, pelos professores.
Os resultados do Procel nas Escolas:
De 1995 a 2006, participaram do PROCEL EDUCAÇÃO na Educação Básica (Infantil, Fundamental e Média) cerca de 21.000 escolas, 137 mil professores e 18 milhões alunos, evitando-se o consumo perdulário da ordem de 2,7 bilhões de kWh, o equivalente ao consumo médio anual de 1,10 mil residências brasileiras.
Assim, após debates e questionamentos, voltamos para a sala de aula e iniciamos os trabalhos com os livros do Procel; os alunos foram percebendo que “preservar a energia elétrica era preservar a vida”. Então, como estávamos trabalhando o Cordel, decidimos elaborar apresentações sobre o Procel no formato de poemas de Cordel, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o desperdício de energia elétrica. Foi o início do nosso projeto...
Atividade 3.3 – Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Em grupo, desenvolver um projeto onde conste:
1. Definição do tema
2. Planejamento Geral do Projeto
3. Realização das atividades de pesquisa
4. Sistematização e apresentação de resultados
Terão que elaborar um plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor, é preciso prever:
- Quais conhecimentos você espera que os alunos construam, o tempo de duração do Projeto;
- os conhecimentos prévios que seus alunos possuem acerca da temática;
- estratégia e recursos de aula, descrever a atividade 3.2, ou seja, como surgiu o nome do projeto, e também quais tecnologias serão empregadas
- recursos complementares (outras referências, vídeos, blogs, etc)
- forma de avaliação do progresso dos alunos.
Postar o planejamento no BLOG.
Unidade 3.3_martabrizolla
E nasceu o projeto:
“O CORDEL E O PROCEL:
a energia que me move!”
Nome do Projeto: “O CORDEL E O PROCEL: a energia que me move!”
Escola: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
Tempo Estimado: 2011
Conteúdos da(s) área(s) do conhecimento: gêneros diversos, poema de cordel, leitura, interpretação e produção.
Objetivos de Aprendizagem: Estimular a mudança de comportamento e a aquisição de novos hábitos em prol da erradicação do desperdício de energia, do seu uso racional e da preservação dos recursos naturais; a partir de estudos interdisciplinares do material do PROCEL; apresentados através da literatura de cordel.
Materiais Necessários: Material de apoio ao professor, oferecido pelo Programa Educacional da Eletronorte - Livro do professor; Livro 3 (5ª a 6ª séries); Livro 4 (7ª a 8ª séries); Folhas impressas, canetas, entre outros da sala de aula.
Recursos: Sala de vídeo, Sala de Informática, Projetor Multimídia (Data show), entre outros pertinentes.
Desenvolvimento: O desenvolvimento deste projeto, acompanhará os estudos do Programa Educacional da Eletronorte, do PROCEL nas Escolas – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, criado em 1985, pelo Governo Federal, para ser coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e operado pela Eletrobrás, com o objetivo de combater o desperdício para reduzir o consumo de energia no Brasil. O Procel Educação é um programa de educação ambiental voltado para as escolas públicas com a meta de economizar energia, por meio dos conceitos que estimulam o combate ao desperdício rumo ao desenvolvimento sustentável. A Eletronorte, em parceria com a Eletrobrás, vem desenvolvendo convênios com os municípios brasileiros; assim, chegou até nossa cidade e selecionou professores para iniciarem esta importante jornada. Este projeto nasceu a partir das nossas ideias de divulgar a importância da preservação e consciência sobre o desperdício da energia elétrica; e da preparação dos cidadãos do amanhã; que, ciente de suas responsabilidades para o futuro, age! As ações do projeto serão elaboradas a partir do material pedagógico, oferecido pelo Procel; mais precisamente os livros de 5ª a 8ª séries; para o trabalho com a comunidade escolar Olavo Bilac, de Lucas do Rio Verde-MT, neste ano de 2011. O presente trabalho pretende iniciar com uma apresentação, com o objetivo de promover uma (re)educação ambiental e sensibilizá-los para a importância do racionamento, do uso de energias limpas, renováveis, para a conservação do meio ambiente e consequente, vida futura. Em busa da sociedade sustentável: que seja capaz de suprir suas necessidades, sem comprometer as necessidades das futuras gerações; da qualidade de vida: em prol de novas ações que visem melhor espaço para a vida, em seus vários segmentos; e da cidadania: através de um maior envolvimento e participação de todos e todas; pretendemos propor ações concretas de transformação, não somente para a escola, mas principalmente, para a vida fora dela. As diversas pesquisas, nas várias disciplinas, serão apresentadas, por diversos gêneros orais e reflexivos.“Gêneros moldam o pensamento que nós formamos e as comunicações pelas quais interagimos. Gêneros são espaços familiares nos quais nós criamos ações comunicativas inteligíveis uns com os outros e são guias que usamos para explorar o não familiar.” (Bazerman, 2005). Compreender gêneros é, portanto, uma prática de leitura inserida em um contexto social, é entender que, “nossas atividades são realizadas no mundo social, em situações concretas, e é por meio da linguagem, nas suas diferentes modalidades, que realizamos muitas das ações que nos interessam” (Kleiman, 2006). Nesse sentido, pretendemos, com base no exposto acima, promover estes gêneros, através de declamações e produções de poemas de Cordel, produzidos pelos alunos, sobre o tema, resgatando a contribuição da literatura de cordel, como a manifestação popular, capaz de promover mudanças, nas áreas social, econômica e política.
Programa de execução a ser seguido pelos atores do projeto:
1º momento: Reunião dos professores que participaram da formação do PROCEL, para a organização dos trabalhos;
2º momento: Reunião pedagógica para apresentação do projeto aos professores da escola e do material a ser utilizado;
3º momento: Apresentação do Projeto através do Projetor Multimídia (Data show), para toda a comunidade escolar, no ginásio de nossa escola;
4º momento: Reuniões semanais, por área/disciplina, para a organização dos trabalhos e do uso do material pedagógico (livros, vídeos, entre outros);
5º momento: Organização das pesquisas, por área/disciplina, e início dos cordéis;
6º momento: Reuniões dos professores, para levantamento do material, por área/disciplina, e organização do mesmo, para apresentação à comunidade escolar;
7º momento: Finalizar o projeto, propondo aos alunos, várias modalidades de apresentações dos poemas de cordel, criados por eles; inicialmente em sala de aula, para a turma e posteriormente, no ginásio da escola, para a comunidade escolar. Além disso, propor ainda aos alunos, a seleção de algumas apresentações para apresentar neste evento, e a gravação das apresentações, que serão reunidas em um DVD que será entregue às formadoras, representantes da Eletrobrás Eletronorte.
Produto Final: Apresentações diversas, em forma de declamação dos poemas de Cordel, de teatros e musicais; no encerramento do Projeto, na finalização do projeto, e a entrega de DVDs, contendo o desenvolvimento dos trabalhos.
Avaliação: A avaliação será feita durante a execução do projeto, em cada etapa desenvolvida, e levará em conta o interesse e a participação dos alunos.
Referências Bibliográficas e Eletrônicas:
BAZERMAN, C.; A. P. DIONÍSIO; J. C. HOFFNAGEL. (Oras.). Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 279-326.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Pontes: Campinas, 1989.
KOCH, Ingedore G. V. (org.) Gramática do português falado. 2. ed. rev . Vol. VI: Desenvolvimentos, Campinas, Editora da Unicamp, 2002.
LIMA. Ariovaldo Viana (org.). Acorda Cordel na Sala de Aula: A Literatura Popular como ferramenta auxiliar na Educação. Fortaleza. Tupynanquim Editora. Queima Bucha, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: o que são e como se escrevem. Recife: UFPE, 2000. mimeo.
MAINGUENEAU, Dominique. Diversidade de gêneros de discurso. In: MACHADO, I.L; MELLO, R. (org). Gêneros: reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/ FALE/ UFMG, 2004.
RAMOS. Jania M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo Martins Fontes. 1997.
3.4 Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
-Desenvolver o projeto previsto;
-Durante a realização das ações de pesquisa, fique atenta para o registro detalhado das ações (textos, fotos, vídeos, áudios) pois usaremos esse material para realizar a Unidade 4 que será nosso relato digital do projeto (ou seja, faremos um vídeo com as etapas realizadas no projeto, que pode conter fotos, vídeos, relatos, textos scaneados, audio, etc..)
- Registrar no Fórum “Relato de Projetos de trabalho” o andamento das atividades desenvolvidas e tecnologias e mídias empregadas, para que haja um diálogo entre o grupo e o formador
-Analise o que foi previsto no planejamento e o como foi a execução.
- Fazer uma síntese no Power point, contendo:
ü Atividades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto, principais estratégias realizadas com os alunos;
ü Tecnologias e mídias empregadas;
ü Conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos.
Utilize essa análise para reelaborar o plano de aula, atualizando de acordo com a realidade do que foi realizado, ou seja, se algo que foi previsto não ocorreu faça a atualização, poste no blog para minha análise e depois irá publicar no portal do professor.
Unidade 3.4_martabrizolla
Algumas atividades já foram desenvolvidas conforme o planejado, são elas:
- Estudos e leituras a partir do material oferecido pela Eletrobrás;
- Elaboração de Poemas de Cordel sobre o tema estudado;
- Apresentações em forma de Repentismo e Paródias, na 1ª Mostra de Língua Portuguesa e Inglesa da Escola Olavo Bilac;
- Gravação dos depoimentos dos alunos sobre os trabalhos desenvolvidos.
3.5 Conceituando Currículo
Refletir sobre os pontos destacados na pag 159 e 160 e conceituar currículo,
Postar em: Diário de bordo e blog
Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal? Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado? Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo? O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo? Então, o que é currículo?
Unidade 3.5_martabrizolla
Segundo Forquin, (1993:22), Currículo é:
"... uma abordagem global dos fenômenos educativos, uma maneira de pensar a educação que consiste em privilegiar a questão dos conteúdos e a forma como estes conteúdos se organizam nos cursos. Um currículo escolar é primeiramente, no vocabulário pedagógico, um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem (learning experiences) às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal.
Segundo P. W. Misgrave (1972):
O currículo constitui na verdade, 'um dos meios essenciais pelos quais se acham estabelecidos os traços dominantes do sistema cultural de uma sociedade', no mínimo pelo papel que ele desempenha na gestão do estoque de conhecimentos de que dispõe a sociedade, sua conservação, sua transmissão, sua distribuição, sua legitimação, sua avaliação"
"O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..." (Silva, 2001:78) - Teorias Curriculares Críticas
Considerações:
No decorrer do projeto trabalhamos com muitas atividades envolvendo leitura e interpretação – oral e escrita, além de pesquisas em diversas fontes, para promover o tema PROCEL – Programa de Conservação da Energia Elétrica. Além disso, produzimos poemas de cordel e preparamos apresentações; declamações dos poemas, em forma de repentismo e paródias. Todas estas abordagens – leitura, interpretação oral e escrita, produção de textos, estão presentes no currículo formal da escola. Gostaria de salientar também que, como ponto fundamental e, portanto, digno de nota; foram os depoimentos dos alunos; gravados em vídeo, que já falam por si, e dão conta de responder ao aparato do currículo informal – novas atitudes, de comportamento e valores (que apresentam realmente, o que este trabalho significou para os alunos). Sendo assim, podemos concluir que, o currículo, abrande todo o nosso “fazer pedagógico”, as formalidades, mas também os valores e novas tomadas de atitude.
ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES DA UNIDADE 4
4.1 – ACESSAR OS VÍDEOS DO YOU TUBE (ENDEREÇOS CONSTAM NO LIVRO E NO SITE)
4.2 – VISITAR O SITE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br , <Conteúdo Multimídia> VÁ AO LINK “RECURSOS EDUCACIONAIS” E FAÇA UMA PESQUISA INSERINDO O TEMA QUE GOSTARIA DE PESQUISAR, PARA QUE NÍVEL DE ENSINO, QUE DISCIPLINA, QUAL IDIOMA, ETC.
4.3 LEIA O TEXTO DA PÁGINA 200
1. Leia
2. Ao ler o texto, va¡ anotando as questões e aspectos que mais lhe chamarem a atenção. Enquanto vai conhecendo a analise e os relatos das experiências que Silvio Costa observou, busque refletir a respeito daquelas experiências que você conhece. Que tal tentar imaginar o que Silvio Costa diria a respeito de uma experiência que você presenciou ou viveu?
3. Agora, vá até o seu blog pessoal e faça o relato de uma experiência de uso da mídia na educação que você conhece.
3. Agora, vá até o seu blog pessoal e faça o relato de uma experiência de uso da mídia na educação que você conhece.
Unidade 4.3_martabrizolla
Segundo o texto de Silvio Pereira da Costa "Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis"; as Tecnologias fazem parte de um "cardápio comunicacional dos brasileiros"; e isso também e principalmente na escola - espaço educativo e socializador; de aprendizagem, conhecimento, interação e mudança de comportamentos. Assim, não basta saber que elas existem, faz-se necessário conhecer detalhadamente cada ingrediente deste cardápio, o seu procedimento, tempo de duração, e o seu público provável; pois, uma vez que elas reconfiguram a sociedade, também reconfiguram a escola e a sua comunidade.
"Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, estas técnicas modificam o próprio ser humano." (BELLONI, 2005, pg. 17)
Não há como negar, estamos em transformação constante; sendo assim, ao educador, é vital o conhecimento de cada metodologia e técnica relacionada ao contexto mídia-educação. Quanto mais preparados, mais utilizamos deste cardápio; e muito maiores serão as possibilidades de ensino e aprendizagem.
Estamos trabalhando atualmente, com a gravação dos depoimentos de alguns alunos que participaram do projeto. Os recursos audiovisuais, são os meus preferidos, para a finalização dos projetos com os alunos. Pretendemos expor esta gravação, através do software Windows Movie Maker, um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7). É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que possamos adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos filmes.
4.4 SOMENTE ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Esse é o momento para o GRUPO organizar o material que utilizarão na produção do relato multimídia, reserve as fotos, textos, escreva um roteiro sobre o que querem apresentar.
Como disse no Encontro Presencial, escrevam as frases que vão inserir na apresentação, a música, o vídeo (se houver) o Início o que vai conter, o final, etc...
Unidade 4.4_martabrizolla
Organizando o material...
AS LEITURAS EM SALA
AS ATIVIDADES:
NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO:
NAS APRESENTAÇÕES PARA A COMUNIDADE ESCOLAR:
TEATRO DO PROCEL
Autores: Alunos da turma 807
POEMAS DE CORDEL DOS ALUNOS
ACREDITE NO PROCEL
Amigos prestem atenção
Um aviso vamos dar
Contra todo desperdício
Nós devemos lutar,
Sobre o programa Pocel
Vamos agora apresentar
O Procel é um Programa
Pra conservar a energia
Do contrário em nosso planeta
Faltará Noite e dia,
Um bem muito importante
Que nos enche de alegria.
A luz deve estar acesa
Só se precisar
Se não tem ninguém
Não custa nada desligar,
Acredite no Procel
O importante é poupar
Isso meus amigos
Vamos nos conscientizar
No meio em que vivemos
Nós todos podemos poupar,
Assim o mundo
Nós iremos melhorar
Alunos: Hugo de Souza Wohlemberg,
Ariel Martins Cardoso, Vitor Gabriel.
ENERGIA EM VÁRIAS FORMAS
Com o Procel nós aprendemos
Que é preciso preservar
E que as fontes de energia
Podem muito variar
Pois com água, sol e vento
Energia vamos gerar.
As fontes não renováveis
Um dia acabarão
Com o consumo excessivo
Elas se esgotarão
Mas se você agir agora
Ainda há salvação.
Nossas usinas causam
Impactos no meio ambiente
A natureza é que sofre
A falta de consciência da gente
Você pode algo fazer
Sendo eficiente.
Pessoas conscientes
Podem o mundo mudar
Reciclando e conservando
Podemos transformar
Fazendo a nossa parte
Podemos o mundo salvar.
Alunos: Ronailse Moraes, Fabiana Alves,
Poliana Gomes,
Carlos Dresch, Lucas Henrique.
FUTURO DA NAÇÃO
Um cordel sobre o Procel
Nós vamos apresentar
E o principal objetivo
É a todos avisar
Pois sobre a energia
Você não pode brincar
Temos que acabar
Com a energia nuclear
Se o reator explode
Radiação sai pelo ar
Que o vento leva
Pra todos contaminar
Temos que apostar
Em energia renovável
Para que nosso planeta
Fique mais agradável
E para o nosso ar ficar
Muito mais respirável
Caros amigos
Prestem atenção
Pois este assunto
Vira um problemão
Energia renovável
É o futuro da nação.
Alunos: José Henrique de Souza Pereira e Marcos Felipe Borda.
PROCEL : O Cordel
Elétrico
Esse é o Cordel do PROCEL
Na área da educação
Economia de energia
Conscientizar a população
Para garantir a vida
Na próxima geração
Cada tipo de energia
Tem o seu potencial
Hidrelétrica a força d’água
Eólica bem natural
A nuclear é perigosa
E pode ser fatal
Energias mais limpas
Para o bem da população
Preservando a natureza
Vamos preservar, irmão
Nos ajudem a cuidar
Esse é o futuro da nação
Gostamos do PROCEL
Ele nos orienta
A cuidar da água
No nosso planeta
Economizando energia
Preservando a vida
By: Ana Beatris Sobrinho Zavalski, Caroline Felix de Jesus,
Geisiane Oliveira Xavier, Pamela Dorane Souza Rodrigues Garcia
805
VAMOS COMBATER O DESPERDÍCIO
Vamos combater o desperdício
De água, luz e vida
Comece a economizar
Senão sua falta será sentida
Será que haverá energia no futuro...
Para ser a todos repartida?
Energia é de todos
Cuidar nossa obrigação
Então venho aqui pedir
O futuro está em suas mãos
Saiba usar energia
Não a desperdice não
Nós não queremos mais
Energia nuclear
Para que fazer mais uma
Se ela pode nos matar
Energia mais limpas
Nós devemos implantar
Sabemos o que queremos
Energias renováveis
Sem maiores problemas
Que sejam confiáveis
Com a energia
Temos que ser responsáveis.
Alunos: Daniel da Silva Ribeiro, Welisson Troscki da Silva,
Willian Granero Ramos
Paródia do Procel
Melodia do Hino de Lucas do Rio Verde-MT
Letra por Rodolfo Rigo
Melodia por Dulcelina Fantinato Sampaio, Eunice Maria Lazzari Ruzin e Rozeli Lazzari
Melodia por Dulcelina Fantinato Sampaio, Eunice Maria Lazzari Ruzin e Rozeli Lazzari
CORDEL DO PROCEL
O Procel entrou na cidade
Para nos conscientizar
Ensinando os alunos
Aprendendo a economizar
Para nossa energia
Nunca, nunca acabar
Temos usinas hidrelétricas
Que funcionam noite e dia
Para chegar a nossas casas
Trazendo a energia
Que contagia a multidão
Fazendo a alegria
A energia é correria
Que contagia a população
A energia é um bem
Para toda nossa nação
Para ela não acabar
Precisamos de compreensão
Venha conosco com o Procel
Ajudar a população
Em Lucas do Rio Verde
Nosso papel de cidadão
E hoje com muito orgulho
Somos uma grande nação
Alunas:
Franciele Rodrigues de Queiroz
Tanykelle Gomes de Azevedo
806
Vou falar do PROCEL (Atirei o Pau no Gato)
Vou falar do Procel cel cel
Para todos dos que precisam sam
Nossos Rivers vers estão secando do
Vão secar, vão secar, se você não mudar.
PROCEL!
Nós não podemos deixar xar xar
Tudo isso so acontecer cer cer
Let’s go go go conscientizar zar zar
E conservar conservar para tudo melhorar.
PROCEL!
Gostaríamos de pedir dir dir
Para vocês cês cês divulgar gar gar
O Procel cel cel veio ajudar dar dar
All the people, all the people a preservar.
PROCEL!
Alunos: Erick, Jeferson, Josuel e Phablo
A Barata e o PROCEL (A Barata)
A Barata diz que tem
The work of Procel
É verdade da Barata
Tem que sair do papel
Há, há, há, hó, hó, hó
The work of Procel
A Barata diz que tem
That help a natureza
É verdade da Barata
A Natureza é uma beleza
Há, há, há, hó, hó, hó
Let’s go help a natureza
A Barata diz que tem
Que avisar pra todo mundo
É verdade da Barata
O recado é urgente
Há, há, há, hó, hó, hó
Economizar com a gente
Tome banho rapidinho
Abra pouco a geladeira
Desligue a luz do quartinho
Feche bem a torneira
Seja Bom, Faça o Bem
O Planeta é seu também!
Alunos: Evelyn, Clevis, Vanderley,
Raiza e Vaneza.
O Desperdício é um Pecado (Amar não é Pecado)
Eu não sei
De onde vem
Esta força que me faz gastar você
I only Know
Que faz mal
Mas confesso que no fundo me dei mal
E agora
Já é hora
De falar pra todo mundo que eu parei
De gastar energia
Não ser consciente
Eu não tava ligando
Pro que ia acontecer
Is beautiful and very important
And I Need dela
Pra poder viver.
Eu não sei
De onde vem
Esta força que me faz gastar você
I only Know
Que faz mal
Mas confesso que no fundo me dei mal
E agora
Já é hora
De falar pra todo mundo que eu parei
De gastar energia
Não ser consciente
Eu não tava ligando
Pro que ia acontecer
Is beautiful and very important
And I Need dela
Pra poder viver.
Ilariê do PROCEL(Ilariê da Xuxa)
Tá na hora
Ta na hour
Do Procel nos ajudar
Jump, jump, boli, boli
Temos que economizar
Dá um jump vai pra frente
Little fish vai pra trás
Quem quiser help a gente
Aqui nunca é demais
Ilari, Ilari, Ilari ê do Procel
Ilari, Ilari, Ilari ê do Procel
Ilari, Ilari, Ilari ê do Procel
Tá na hora
Ta na hour
Do Procel nos ajudar
Jump, jump, boli, boli
Temos que economizar
Dá um jump vai pra frente
Little fish vai pra trás
Quem quiser help a gente
Aqui nunca é demais
Ilari, Ilari, Ilari ê do Procel
Ilari, Ilari, Ilari ê do Procel
Ilari, Ilari, Ilari ê do Procel.
Alunas: Juseli, Kelly, Laís, Mirelly e Naiane.
4.5 PRODUÇÃO DO VÍDEO
Após ter assistido e estudado as animações sobre a produção de documentos multimídias, você deve escolher qual a linguagem da mídia você vai utilizar para realizar o seu relato: imagens, vídeo, áudio ou todas ao mesmo tempo.
Escolhida a mídia, seguindo as orientações constantes nas animações estudadas, você deve finalizar o planejamento da produção.
Após isso, mãos à obra! Bom trabalho e boa produção.
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